9 maneiras para terapeutas de prática privada priorizarem sua própria saúde mental




Como terapeuta em consultório particular, com que frequência você dá um passo para trás para avaliar sua saúde mental? Você tem um coração lindo para cuidar dos outros, mas também é necessário que você encher sua própria xícara para poder aparecer melhor para todas as outras pessoas em sua vida, incluindo seus clientes. Se você desenvolver uma prática comprometida de cuidar de si mesmo, poderá ajudar outras pessoas em suas jornadas para a saúde mental nos anos que virão.


Com essa intenção, aqui estão 9 maneiras de os terapeutas honrarem e priorizarem sua própria saúde mental.


1. Reconhecer os sinais de esgotamento antes que eles comecem


Ser terapeuta é muita responsabilidade. Você reserva espaço para que os outros revelem suas emoções, experiências traumáticas, memórias difíceis e muito mais - tudo isso enquanto equilibra suas próprias necessidades de saúde mental. Você tem uma responsabilidade profissional para com seus clientes de mantê-los seguros e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade pessoal de cuidar de si mesmo. Quando essas duas responsabilidades se desequilibram, existe um alto risco de esgotamento .

Burnout é uma experiência comum para terapeutas; no entanto, seus efeitos não precisam ser debilitantes. Ao adotar medidas preventivas ao começar a perceber os sinais de alerta de burnout, é possível mitigar seu impacto implementando ações complementares de autocuidado. Quando você começar a se sentir um pouco indisposto, vale a pena pensar um pouco sobre o papel do trabalho em sua fadiga, frustração ou desconexão.

Alguns sinais comuns de esgotamento incluem:

  • Esgotamento físico e emocional

  • Nunca me sentindo totalmente energizado

  • Sentir-se desconectado ou isolado dos outros, mesmo quando você está na presença deles

  • Sentindo-se separado de você mesmo ou de seus clientes

  • Não se sentir motivado para fazer coisas que geralmente gosta de fazer

  • Dificuldade de concentração

Suas bandeiras vermelhas serão exclusivas para você, já que as emoções de cada pessoa se manifestam de maneiras diferentes. Essas bandeiras vermelhas são um lembrete para diminuir o ritmo e fazer com que cuidar de si mesmo seja uma prioridade.


2. Verifique com você mesmo quais são suas prioridades


Você pode adorar seu trabalho, mas ele não precisa ser sua prioridade. Às vezes, você acordará animado para ir trabalhar. Outras vezes, você pode ter medo de sua primeira sessão do dia ou de ir para o escritório. Como profissional de ajuda, provavelmente é natural para você atender às necessidades emocionais dos outros. No entanto, não há nada de errado em se colocar no centro de seu próprio mundo quando você precisa. Ao fazer isso, você comunica a si mesmo que é importante e digno.


O que mais você prioriza? Se você precisa dar um passo atrás no trabalho, preencha seu tempo com coisas que são importantes para você. Isso pode incluir seus amigos, família, animais de estimação, sua casa ou espaço de vida, seus hobbies. Você também pode considerar fazer da sua saúde física e mental uma prioridade.


Se você precisa de uma maneira de entender melhor suas prioridades, verifique o exercício Values ​​Bullseye . Esta é uma prática de esclarecimento de valores (que também pode ser usada com clientes!) Que o ajuda a verificar se está ou não vivendo de acordo com seus valores. Você pode definir valores para prioridades, classificando quais prioridades são mais importantes para você. Você pode se surpreender com as prioridades que chegam ao topo da sua lista!


3. Reúna seus colegas terapeutas


Se você está procurando maneiras de tornar seu trabalho mais agradável, não procure além do escritório ao lado do seu. Reunir seus colegas terapeutas não só fornece recursos úteis em casos difíceis, mas também apoio social de pessoas que entendem as dificuldades (e alegrias!) De ser um terapeuta. Isso beneficia sua saúde mental.


Se você achar útil conversar com outros terapeutas, formal ou informalmente, há muitas maneiras de aumentar sua rede. Quer você comece a conversar com outros terapeutas em sua clínica, terapeutas da sua comunidade, colegas anteriores, antigos colegas de classe ou aderir a uma associação profissional, ter uma rede de colegas para se apoiar quando você precisar de apoio é uma ótima maneira de se sentir conectado aos outros e para o seu trabalho. Você pode encontrar esse suporte por meio de grupos pessoais, grupos online, cadeias de e-mail, cadeias de texto, postagens de blog - existem tantas maneiras de se conectar com outros terapeutas!


É importante que você saiba que não está sozinho. Existem muitos terapeutas incríveis por aí para ajudá-lo a crescer profissionalmente. Esta rede também apontará casos em que você se posicionou no final de sua lista de prioridades e se questionou sobre sua saúde mental.


4. Cuide de sua mente, corpo e espírito


Um dos princípios básicos que você pode dizer aos seus clientes é que uma mente sã precisa de um corpo são. Isso não significa necessariamente ser um corredor de maratona ou ingressar na academia CrossFit mais próxima; pode significar apenas encontrar uma rotina em que os níveis de alimentação, sono e atividades sejam confortáveis ​​e saudáveis, e a partir da qual nossa mente e espírito possam crescer.


Faça com que cuidar do seu corpo seja uma prioridade. Você está dormindo o suficiente todas as noites? Os alimentos que você ingere são saudáveis ​​e com moderação? Você está se movimentando o suficiente a cada dia para que seu corpo permaneça ativo? Se seus treinos tradicionais não são para você, aqui estão algumas idéias de maneiras de fazer seu corpo se mover sem se comprometer com a academia:

  • Dar um passeio na natureza e identificar diferentes tipos de flora

  • Lavar a roupa, separando-a em um cômodo e dobrando-a em outro

  • Brincando com seu cachorro no parque

  • Jardinagem, incluindo remoção de ervas daninhas, cobertura morta e poda

  • Caminhando para a casa do seu amigo em vez de dirigir

  • Jogar jogos de gramado como bocha, cornhole ou croquet

Ao se concentrar no desenvolvimento de rotinas saudáveis, você deixa sua mente em um lugar confortável para começar a trabalhar seu estresse. Sua espiritualidade - ou seja, seu sentimento de conexão com um propósito maior - também terá a oportunidade de se expandir, pois tem um corpo forte para sustentá-la.


5. Encontre recursos para tornar seu trabalho mais fácil


Outra forma de facilitar seu trabalho é localizar e utilizar os recursos disponíveis. Talvez sua prática esteja apenas começando ou você se dedique a pequenas margens, mas investir em ferramentas de gerenciamento de prática que aliviem seus ombros pode ser exatamente o que você precisa para priorizar seu tempo e energia. Essas ferramentas podem incluir um sistema aprimorado de gerenciamento de clientes, registro eletrônico de saúde, sistema de folha de pagamento, programa de contabilidade ou outros.


Não são apenas as ferramentas de tecnologia que podem ser úteis para implementar. Contratar alguém para ajudá-lo a cuidar dos aspectos do seu negócio que você não gosta particularmente, como atender o telefone, agendar compromissos ou responder a e-mails. Sem ter essas responsabilidades, você está livre para dar um passo atrás e se concentrar em outro lugar.


Se você não estiver preparado para essas mudanças maiores em sua prática, considere ideias menores para ajudar a tornar sua prática mais tranquila. Isso pode incluir apostilas já impressas, sejam estas políticas clínicas, informações educacionais de saúde mental ou guias úteis. Você também pode considerar o uso de modelos de e-mail para economizar o tempo de digitar as mesmas informações. Qualquer coisa que economize seu tempo - para que você possa gastá-lo como quiser.


6. Não tenha medo de tirar férias


Todo mundo precisa de uma escapadela em algum momento! Pode parecer assustador abandonar o consultório, mas tirar uma folga e se desconectar é essencial para proteger sua saúde mental. Quer você viaje para um novo país durante seu tempo livre ou passe sua estadia no sofá, dê a si mesmo uma pausa física e mental de sua prática.


Para garantir que você possa relaxar totalmente durante as férias, prepare-se para suas férias com antecedência. Comunicar aos seus clientes que você estará ausente do escritório algumas semanas antes do prazo oferece a eles a oportunidade de vivenciar e compreender suas reações emocionais.


Quando você compartilha as datas de sua ausência, este é o momento de definir expectativas para comunicação limitada ou nenhuma comunicação. Você também pode encontrar um terapeuta de cobertura, caso seus clientes ainda desejem falar com alguém. E quando estiver pronto, altere seu correio de voz para que as pessoas saibam que você está fora do escritório!


Então, o que você fará nas suas férias? Qualquer coisa que te dê alegria e te ajude a recarregar! Pode ser passar tempo com seus entes queridos, passar um tempo na solidão, visitar um novo lugar, revisitar um lugar antigo, comer suas comidas favoritas, jogar seus jogos favoritos. O mais importante é que você tire uma folga do trabalho e faça o que quer.


Se você ainda não consegue tirar uma folga da prática, encontre pequenas maneiras de se desligar do trabalho de que precisa. Aqui estão algumas idéias para você começar:

  • Deixe seu telefone em outro cômodo após as 19h

  • Desligue suas notificações de e-mail quando você sair do escritório

  • Estabeleça um limite consigo mesmo para não falar sobre o trabalho fora do dia de trabalho

  • Reinicie após sua última sessão caminhando ao redor do quarteirão, apagando uma vela ou comendo uma pequena guloseima.


7. Cerque-se com as coisas (ou pessoas!) que você ama.


Cercar-se de alegria parece uma boa ideia, mas o que realmente parece, na realidade?

Primeiro, você precisa determinar o que lhe traz alegria. Pode ser um objeto, uma pessoa, um lugar, uma experiência, uma memória. Escreva uma lista das coisas que lhe trazem felicidade, prazer ou deleite. Essas são as coisas de que você precisa em sua vida para cuidar de si mesmo.


Depois de estabelecer essa lista, pense em maneiras de espalhar essa alegria por sua rotina diária. Ao colocar esses objetos, fotos de experiências ou entes queridos e símbolos relacionados em sua casa, escritório e carro, você terá uma alegria facilmente acessível. Você pode até usar sua imagem favorita como a tela inicial do seu telefone - qualquer coisa que torne mais provável que você sinta alegria ao longo do dia.


Pense em suas emoções como um grande balde. Quando você se sente bem, seu balde se enche de felicidade, conforto, segurança e amor. Como terapeuta, você costuma tirar do seu balde e encher os baldes de outras pessoas. Quando o balde está vazio, você corre um grande risco de queimar. Então, o que preenche seu balde emocional no final de cada dia? Ao passar tempo com coisas, pessoas, lugares e experiências que lhe trazem alegria, você está priorizando sua própria saúde mental e reabastecendo seu balde.


8. Aprecie sua própria resiliência


No final do dia, o que você faz como carreira é incrível. Como terapeuta, você ouve os outros com compaixão e os ajuda a melhorar suas vidas. Você capacita seus clientes a tomar decisões saudáveis, construir relacionamentos felizes e descobrir quem eles realmente são.


É importante que você se lembre do imenso impacto positivo que tem nas pessoas em sua vida - desde entes queridos até clientes. Reserve um momento regularmente para apreciar sua própria resiliência, compaixão e serviço (porque você merece)!

Para expressar orgulho de si mesmo a cada dia, tente algumas destas afirmações:

  • “Eu sou forte porque sou compassivo.”

  • “Eu ajudo outras pessoas a encontrar sua força e isso é uma prova da minha força.”

  • “Mudei a vida dos meus clientes por meio do meu trabalho árduo, paciência e empatia.”

  • “Estou fazendo o que amo, que é ajudar outras pessoas.”

Você também pode considerar a criação de uma prática do jarro da gratidão , uma maneira significativa de se lembrar de que seu trabalho é significativo. Você não só pode expressar gratidão por si mesmo e por seu trabalho, mas também por aqueles que o ajudaram a crescer ao longo do caminho.


9. Expanda suas habilidades fazendo um curso


Uma forma pragmática de expressar amor próprio é matricular-se em uma certificação, especialidade ou curso prático. Se você perceber que está errando o alvo com a realização ou se sentindo preso em sua rotina diária, combine com uma nova modalidade de terapia.


Existe algum tipo de terapia que você acha interessante? Você sempre pensou em como seria trabalhar com uma população específica de clientes? Mime-se com um curso de educação continuada ou programa de certificação nessa área. Essas novas técnicas podem lhe dar a motivação que você está procurando para continuar. Sem mencionar que eles vão aumentar seu jogo de terapia e torná-lo uma terapia mais valiosa (pela qual você pode cobrar!).


Manter-se interessado no trabalho é vital para evitar o esgotamento. Há muitas maneiras de renovar sua prática, de modo que você se sinta conectado e envolvido com seu trabalho.

Zencare ama nossos terapeutas por sua dedicação em ajudar indivíduos, famílias e comunidades a melhorar sua saúde mental - e nós o encorajamos a priorizar sua saúde mental hoje e todos os dias, porque você não pode derramar de um copo vazio!

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