Como programar postagens no Instagram de forma gratuita?
top of page

Como programar postagens no Instagram de forma gratuita?

Atualizado: 29 de abr. de 2022

Você sabe como programar postagens no Instagram sem pagar nenhuma ferramenta para fazer isso?

Até pouco tempo eu não sabia disso.

Continue lendo e descubra!

As primeiras empresas que começaram a usar o Instagram com fins comerciais tinham um problema: a rede social não permitia o agendamento de publicações.

Mas, se você reparou no tempo verbal da última frase, deve ter percebido que esse problema ficou no passado. Hoje em dia existem várias ferramentas que possibilitam programar postagens no Instagram.

Só que aí surge outra questão: elas costumam ser pagas. O que pouca gente diz é que tem um jeito de agendar postagens usando uma ferramenta gratuita criada pelo Facebook, empresa dona do Instagram.


Tutorial: como programar postagens no Instagram usando o Estúdio de Criação do Facebook


O Estúdio de Criação do Facebook reúne uma série de funcionalidades para quem cria conteúdo no Instagram e no próprio Facebook. É com ele que você vai conseguir agendar as suas publicações de forma gratuita. Vamos mostrar como fazer isso passo a passo. Bora lá?

Mas antes, alguns requisitos para o tutorial funcionar:

  • Você precisa ter conta no Facebook

  • Um perfil comercial no Instagram

  • E prontinho, é só isso mesmo!

Passo 1: acesse o Estúdio de Criação do Facebook

A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o site do Estúdio de Criação do Facebook. Depois é só entrar com o seu usuário e senha do Facebook.

Passo 2: clique no ícone do Instagram

As páginas que você gerencia no Facebook vão ser as primeiras coisas que você vai ver quando fizer login no Estúdio de Criação.

Mas o que queremos é agendar posts no Instagram, né? Por isso, selecione o botão com o ícone da rede social. Ele fica centralizado bem no topo da página.

Você vai reparar que a cor da tela vai mudar de tons de azul para tons de roxo, como ilustra a imagem abaixo.


Passo 3: conecte sua conta do Instagram ao Estúdio de Criação

Se a sua conta do Instagram já estiver logada no computador, você vai conseguir visualizar o conteúdo dela imediatamente após clicar no ícone da rede social. Caso contrário, será preciso fazer o login. Ao adicionar contas do Instagram ao Estúdio de Criação, uma tela como a mostrada abaixo provavelmente vai aparecer para você.


Ela é um aviso de que qualquer administrador ou editor de uma página do Facebook pode usar o Estúdio de Criação para publicar em uma conta do Instagram vinculada a essa página. Caso queira saber mais sobre isso, clique aqui.


Passo 4: selecione o botão “criar publicação”

Depois de fazer o login na conta do Instagram em que você quer agendar um post, selecione o botão “Criar publicação” (localizado no canto superior esquerdo da tela).

Duas opções vão aparecer: feed do Instagram ou IGTV. Isso significa que você pode agendar publicações (fotos e vídeos) no feed do perfil e também no IGTV, a ferramenta de vídeos verticais da rede social.

Como as publicações no feed são predominantes no dia a dia de quem lida com o Instagram, vamos mostrar como agendar esse modelo de post daqui para a frente.



Passo 5: agende sua publicação

A partir daí o processo se torna bastante familiar para quem já agendou publicações em redes sociais. Basta adicionar o texto e a imagem do post — ou imagens, no plural, pois o Estúdio de Criação permite posts no formato carrossel. Legal, né?



Quando terminar de inserir texto e imagem da publicação, clique na setinha ao lado do botão “Publicar”. A opção “Programação” ficará visível na tela. Selecione ela e escolha a data e horário do seu post. Depois disso é só clicar no botão “Programação” (que agora vai estar aparecendo no lugar de “Publicar”).



E depois de agendar?

Você pode conferir todas as suas publicações no menu “Biblioteca de conteúdo”, localizado na barra à esquerda da tela. É possível usar o menu “Status da publicação” para fazer um filtro e visualizar apenas as suas publicações agendadas (veja o exemplo na imagem abaixo). O legal dessa funcionalidade é que você consegue conferir se está tudo certinho com os posts agendados.


E tem mais: depois que o post for publicado, você consegue usar o menu “Biblioteca de conteúdo” para acessar informações sobre o desempenho da publicação — número de curtidas, comentários, contas alcançadas e outros dados relevantes para a sua estratégia.



Gostou do conteúdo?? dá um like


33 visualizações0 comentário
bottom of page