Guia de sobrevivência nas férias para pessoas altamente sensíveis e empatas


Você sente necessidade de se preparar para as semanas restantes do ano? Só de pensar no planejamento de férias, na coordenação de visitas e no gerenciamento das expectativas, você se sente exausto e oprimido?

Você não está sozinho. Sim, os feriados podem trazer sentimentos calorosos com memórias preciosas, conexão com entes queridos e tradições significativas. No entanto, alguns acham, principalmente neste ano, que esses benefícios são superados ou mesmo submersos por sentimentos de ansiedade e estresse.

EXPECTATIVAS VERSUS REALIDADE

Você pode notar tristeza ou pesar no forte contraste entre o anseio interior por seus sonhos de férias e os ideais e a realidade. O contraste é provavelmente ainda mais forte este ano, à medida que continuamos a viver e nos ajustar com COVID-19. Também pode haver raiva por ter que navegar por diferentes posições sobre segurança ou culpa por romper com os planos tradicionais. Tudo isso além do esgotamento da quarentena de navegação, do trabalho e da escola virtuais e do medo da saúde e da segurança.

Esses sentimentos podem afetar qualquer pessoa, mas para pessoas que são empáticas ou altamente sensíveis, o desafio pode parecer intransponível. Em ambos os casos, existem dons incríveis que vêm com essas características, junto com desafios. Terapia, autoconsciência e habilidades de enfrentamento aprendidas podem ser de grande ajuda para os altamente sensíveis e empáticos.

DICA HSP Nº 1: RECONHECER E ACEITAR

Você é altamente sensível? Você pode saber disso intuitivamente ou pode querer fazer mais pesquisas. Confira alguns dos recursos listados no final deste artigo. Você pode encontrar força em saber que sua sensibilidade não é algo que você está fazendo errado, mas uma característica inata com a qual você nasceu. Como a maioria das coisas na vida, ele tem suas desvantagens, mas também dons poderosos. Saber que você é sensível permite que você passe a aceitar a si mesmo.

DICA HSP Nº 2: PREPARE-SE

Como empata e / ou HSP, você foi criado para absorver mais informações do seu ambiente e de outras pessoas. Uma metáfora é imaginar seu corpo empático como poroso, absorvendo energia e emoção do mundo exterior. Sabendo disso, existem maneiras de se preparar para estabelecer limites e aterramento saudáveis.

Considere as atividades e eventos futuros ou esperados nesta temporada de férias. Como o seu corpo reage ao imaginar as férias? Ao observar o surgimento de pensamentos ansiosos ou a reação do seu corpo, responda com compaixão e bondade.

Como medida prática, considere quais dessas obrigações ou “obrigações” são realmente necessárias. Existe uma maneira de dividir o fardo com um parceiro ou pedir ajuda? Como você pode gerenciar as expectativas de si mesmo e dos outros com antecedência? Se a reação dos outros for uma preocupação, o trabalho de limites pode ser necessário para valorizar seu próprio bem-estar e perceber o que está fora de seu escopo de controle (por exemplo, as emoções de outras pessoas). Se você sabe que está exausto depois de um dia de estar com outras pessoas ou simplesmente de estar fora de sua rotina, considere criar um dia ou tempo de recuperação para se permitir recarregar e reconectar-se consigo mesmo. Quando pausas mais longas não forem possíveis, faça mini-pausas de 5 ou 10 minutos para meditação, respiração profunda e aterramento.


DICA HSP Nº 3: TERRA

O aterramento é uma habilidade para reduzir o estímulo e voltar à calma. Isso pode parecer uma caminhada lenta ao ar livre e perceber com profundo interesse a interação de seus sentidos com o ambiente - o vento em sua pele, os sons no ar, a sensação de seus pés a cada passo. Pode significar reservar um tempo para si mesmo em uma sala silenciosa, desligar o telefone e começar com uma respiração lenta e profunda.

DICA HSP Nº 4: ESCUDO

A blindagem também o reconecta com sua força interior e restaura a barreira energética entre você e a absorção das emoções e angústias de outras pessoas. Imagine uma luz suave e quente de energia viajando de sua mente para o seu centro, reconectando-se à sua fonte de poder e autenticidade. Imagine esta luz crescendo para envolvê-lo em uma luz de proteção. Respire lentamente ao sentir o poder da sua paz interior. Imagine uma árvore forte, ampla e bela - você - enraizada profundamente no solo e alcançando o alto, conectada com o universo.

DICA HSP Nº 5: MONITORE Como empata e / ou HSP, você foi criado para absorver mais informações do seu ambiente e de outras pessoas. Uma metáfora é imaginar seu corpo empático como poroso, absorvendo energia e emoção do mundo exterior. Sabendo disso, existem maneiras de se preparar para estabelecer limites e aterramento saudáveis. À medida que você cresce em seu conhecimento de si mesmo e das situações que são mais desgastantes para o seu sistema, você será mais capaz de agir antes que ocorra a excitação excessiva. Às vezes, os pensamentos podem ser a primeira coisa que você percebe, o que se é e se deve. Ou você pode sentir a mudança em seu corpo - tensão ou respiração superficial. Quando você percebe que essas bandeiras vermelhas surgem, este é o sistema de alerta do seu corpo de que o excesso de excitação está chegando. Retorne aos seus exercícios de aterramento. Considere: “ Este sentimento pertence a mim ou a outra pessoa? ”.

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