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Mindfulness Ajuda A Desenvolver Foco, Clareza E Criatividade

Atualizado: Ago 7

É uma contradição difícil de ser superada: enquanto o mercado demanda cada vez mais inovação e criatividade no trabalho, a rotina atribulada faz com que as tarefas sejam feitas de forma automática.Para escapar dessa armadilha, o Instituto Saber Consciente oferece treinamentos voltados aos interessados.

Além de ajudar os profissionais a atuarem de forma mais consciente, também resulta em benefícios na prevenção de problemas psicológicos.

Um dos pontos principais desse processo é habilitar as pessoas a liderarem com excelência, sem se perderem em preocupações com o próximo trabalho a ser feito ou algo já realizado em que não é preciso despender energia. “Em contrapartida, o mindfulness é um estado mental de atenção no momento presente. Quando você constrói essa capacidade de se afastar do caos, consegue uma visão mais ampla, uma consciência do todo”.

O resultado é um aumento de produtividade de 40%, assim como 48% de melhora no foco e 48% de aumento na satisfação no trabalho – os números foram levantados em uma empresa da lista Fortune 200 que passou por treinamentos recorrentes da prática.

No ambiente corporativo, essa melhora na rotina de trabalho acaba se refletindo no restante da equipe como um efeito cascata.

Ana Claudia Vieira, aluna do curso, conta que seus dias de trabalhos são intercalados de solicitações que sempre parecem ser urgentes. “O mindulfness me permite focar e não me dispersar. Ajuda a priorizar de forma mais adequada as questões profissionais e pessoais”, conta Ana Claudia.

“Como minha realidade é próxima do meu time, esse espaço de reflexão, intuição, decisão e paz ajuda a todos. É uma maneira de nos mantermos focados para não enlouquecer”, diz a aluna.

Enlouquecer não é força de expressão. É fácil encontrar profissionais que sofrem com estresse e ansiedade e o número de casos de síndrome de burnout, esgotamento psicológico relacionado ao trabalho, tem subido.

“Esse aumento é assustador aqui no Brasil, mas o fato é que as demandas excessivas do trabalho não vão mudar. Então é necessário encontrar uma forma melhor de lidar com os desafios para manter tanto a saúde mental quanto física”

Exercício

Durante momentos de extrema pressão no trabalho, mesmo um pequeno exercício de mindfulness pode ser de grande ajuda.

  • sentado, faça uma pequena pausa das atividades;

  • se for possível, feche os olhos;

  • perceba o que passa por sua mente e o que sente no momento;

  • faça uma ou duas inspirações profundas e sinta as sensações da respiração no seu corpo;

  • volte a se conectar com o ambiente, note os sons ao redor, o contato do corpo com a cadeira e o chão;

  • abra os olhos.



“Esse processo ajuda a reequilibrar o sistema nervoso, diminuir o mecanismo de luta ou fuga do cérebro e engajar a parte mais sábia dele. Com isso, você fica mais apto a tomar decisões razoáveis ao invés de reagir automaticamente nas situações”

Quer saber mais? Conheça o curso de Mindfulness oferecido pelo Instituto Saber Consciente https://go.hotmart.com/L55594145P

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