O que é autoconsciência? A estrutura completa para autodescoberta



A autoconsciência é uma ideia muito complexa. Todos nós queremos melhorá-lo, mas muitos acham difícil desvendar o conceito. O que significa ter autoconsciência?


Nos últimos anos, essa questão está sendo explorada de muitos ângulos. No início, a autoconsciência parece ser um esforço principalmente espiritual. O fato é que todas as experiências, em qualquer momento, podem ser usadas como matéria-prima para descobrir a nossa essência, ou seja, aquela parte da nossa consciência que permanece imutável.

Explorando outras técnicas de autoconsciência, percebi como o conceito era multidimensional.

Alguns professores veem a autoconsciência principalmente como uma experiência “momentânea”. Tratava-se do monitoramento momento a momento de pensamentos, emoções e sensações - algo semelhante a "atenção plena interna".


Outros especialistas - geralmente pessoas da área de autoaperfeiçoamento e produtividade - falam sobre a autoconsciência como mais uma base de conhecimento ou uma habilidade extremamente útil. Nesse contexto, ser autoconsciente muitas vezes significa ter um forte senso de identidade, bem como uma consciência geral dos próprios pontos fortes e fracos que corresponde à maneira como os outros nos veem .


Este artigo é uma tentativa de apresentar um modelo de autoconsciência como uma casa da maneira mais clara e abrangente possível. Definiremos a autoconsciência para nossos propósitos aqui.


Espero que você esteja pronto para um mergulho profundo. Depois que você voltar à superfície, sua compreensão da autoconsciência nunca mais será a mesma.


As três camadas de autoconsciência


Eu entendo a autoconsciência como um conceito que tem pelo menos três camadas. Para defini-los, inspirei-me nos três níveis de conversa: informativo, pessoal e relacional.


Uma conversa informativa é principalmente sobre a troca de informações para fins práticos e geralmente é desprovida de conteúdo emocional. São coisas como atualizar seu chefe sobre o projeto pelo qual você está encarregado, bater um papo com seu vizinho ou discutir o que jantar com seu parceiro. Segundo a ART International , este é o nível mais superficial de relacionamento, quando “falamos sobre as coisas e seus lugares no tempo e no espaço, trocamos notícias e fatos e relatamos nossas experiências de transitar e viver no mundo objetivo e medido cientificamente . ”


O segundo nível é a conversa pessoal , que é mais baseada na experiência subjetiva. Neste nível, “falamos sobre como nos sentimos sobre o conteúdo no nível informativo”. Isso nos permite uma conexão mais profunda com outra pessoa, mostrando mais de quem somos e como experimentamos a vida. Exemplos de uma conversa pessoal podem ser dizer ao seu melhor amigo como você se sente sobre o seu rompimento recente ou expressar uma opinião sobre um assunto polêmico.


Finalmente, a conversa relacional é o nível que a maioria de nós não atinge com frequência. Ao mesmo tempo, é isso que desbloqueia o nível mais profundo de conexão. Entramos em uma conversa relacional quando trazemos nossa atenção para o momento presente e nomeamos o que está acontecendo no espaço compartilhado, aqui e agora. A ART International observa que “sempre que convidamos outra pessoa para nossa experiência vivida no momento presente exatamente como está acontecendo dentro de nós, estamos nos permitindo ser vulneráveis ​​e vistos e ouvidos por quem realmente somos. Não estamos escondendo, filtrando, distraindo, projetando ou fazendo qualquer outra coisa para gerenciar como nossa experiência interna é percebida pelos outros. ”

Como esses três níveis se aplicam à autoconsciência? Bem, eu vejo a autoconsciência como uma conversa que você tem consigo mesmo.

No primeiro nível, a autoconsciência informacional trata de se tornar mais consciente de sua experiência. Você está coletando informações sobre si mesmo - como perceber que gosta da companhia de um amigo mais do que do outro, que seus pensamentos estão se dispersando mesmo que você esteja tentando se concentrar no trabalho, que sente raiva e assim por diante. Nesse nível, você está se conscientizando dos “fatos secos” de sua experiência, sem interpretá-los.


No segundo nível, a autoconsciência pessoal permite que você desenvolva uma interpretação ou reação ao que observou no nível informativo. Isso pode significar coisas diferentes, por exemplo: sentir emoções "secundárias" em resposta às primárias (por exemplo, sentir-se envergonhado de sua raiva), analisar suas experiências (por exemplo, descobrir uma dieta ideal com base em como você se sentiu comendo diferentes tipos de alimentos ), identificando padrões em seu comportamento (“Sei que muitas vezes tento encerrar a conversa quando minha esposa menciona esse assunto”). A característica crucial desse nível de autoconsciência é que você desenvolve a autorreflexão em resposta ao que observa.


No terceiro nível, a autoconsciência relacional se estende à qualidade de seu relacionamento consigo mesmo. É quando você normalmente descobre seu crítico interno comentando sobre o que você poderia ter feito melhor, bem como o nutridor interno que o ajuda a aceitar e acreditar em si mesmo. Ao observar essas duas vozes ao longo do tempo - e elas podem ser cada vez mais sutis! - você percebe que a atenção que dá a cada um determina o seu relacionamento consigo mesmo.


No nível relacional de autoconsciência, às vezes você pode se sentir como duas pessoas. A pessoa vive sua vida no mundo real, interagindo com seus pares, contextos, experiências. O outro “espera em casa” para amar, odiar, julgar ou aceitar o primeiro.





A jornada geral da autoconsciência é experimentar todos esses três níveis e, com o tempo, ver as conexões entre o que acontece em cada um deles. Por exemplo, no nível informativo , você pode notar que suas mãos tendem a tremer e seu rosto fica vermelho durante o trabalho. À medida que você chama mais atenção para ele, com o tempo você percebe que isso tende a acontecer sempre que um determinado colega de trabalho está por perto. Em um nível pessoal , você percebe que esse é um padrão que transparece porque você se preocupa com a opinião dessa pessoa em particular. Você não quer ficar mal na frente deles - é por isso que você fica nervoso e produz esses sintomas físicos. Além disso, no nível do relacionamento com você mesmo, você pode perceber que está com raiva de si mesmo por isso. Você prefere ser legal e não se importar com a opinião de ninguém. No entanto, você ainda pode decidir conscientemente se perdoar por não ser “perfeito” e, sempre que observar esse padrão com seu colega, receba seus sentimentos com o máximo de autocompaixão que puder reunir.


Com o tempo, observar padrões como o acima e explorar as conexões entre eles permite expandir a “base de conhecimento” sobre você mesmo. Organicamente, você mapeia quem você é, como você aparece no mundo e o que pode esperar de si mesmo em termos de pensamentos, sentimentos e comportamentos. Com o tempo, isso dá a você uma compreensão mais profunda de por que você é do jeito que é, o que, por sua vez, convida a mais auto-aceitação e compaixão.


Como você está lendo este artigo, não sinto que devo explicar os benefícios da autoconsciência para você. Você provavelmente sabe o que são e já experimentou pelo menos alguns deles. Mesmo que não consiga nomeá-los, você sabe intuitivamente que mais autoconsciência leva a uma vida melhor.

É difícil dar receitas prontas para aumentar a autoconsciência, pois é muito contextual e tem significados diferentes para pessoas diferentes. É por isso que, em vez de uma receita, quero apresentar a vocês uma metáfora: a autoconsciência como uma casa e os quatro pilares que esta casa precisa para se materializar.


Esta é uma estrutura que você pode consultar, não um tutorial passo a passo. Espero que, simplesmente conhecendo a estrutura, você seja capaz de aplicá-la à sua vida de uma forma que esteja alinhada com o seu contexto pessoal.

10 visualizações0 comentário