A Mente Sábia




Você já sentiu que seus pensamentos estão confusos e difíceis de controlar, o que causa ansiedade? Ou você diz coisas quando está chateado que nunca diria quando está calmo? Isso descreve como nossas emoções podem mudar nossos pensamentos ou comportamentos. De certa forma, temos “mentes” diferentes com as quais agimos de maneira muito diferente, dependendo de como nos sentimos emocionalmente.


Esta Mente Sábia se refere ao estado de espírito que melhor regula as emoções e gerencia o comportamento. É um conceito-chave usado na Terapia Comportamental Dialética (TCD), que é um tipo de terapia que ensina os clientes a equilibrar e tolerar os opostos enquanto diminui o pensamento preto e branco.


Aqui estão alguns desafios e condições em que o DBT pode ajudar:

  • Transtorno de personalidade limítrofe

  • Depressão

  • Distúrbios alimentares

  • Transtorno de estresse pós-traumático


Os três estados da mente


Sua mente tem três estados: a mente razoável, a mente emocional e a mente sábia. Todos possuem cada um desses estados, mas a maioria das pessoas gravita em torno de um específico na maior parte do tempo.

  • A mente razoável é movida pela lógica. Uma pessoa usa esse estado de espírito quando aborda uma situação intelectualmente, toma a iniciativa de planejar e toma decisões com base em fatos. Essa mente é incrivelmente racional e pode gostar de uma abordagem mais científica e objetiva dos pensamentos, ações e sentimentos.

  • A mente emocional é movida por sentimentos. Quando os pensamentos e comportamentos de uma pessoa são controlados por seus sentimentos, é um exemplo da mente emocional. Eles podem agir impulsivamente sem considerar as consequências. Isso não é porque eles não estão destruídos, mas porque suas emoções são uma força motriz. Sentir emoções não é uma coisa ruim! É quando essas emoções levam a comportamentos, pensamentos ou sentimentos que não são autênticos ou não estão alinhados com os valores daquela pessoa que o torna um problema.

  • A mente sábia é um meio-termo entre as mentes razoáveis ​​e emocionais. Quando uma pessoa sente uma emoção forte e responde a ela racionalmente, é o melhor dos dois mundos e descreve a mente sábia. Uma pessoa que usa sua mente sábia é capaz de aceitar as realidades presentes enquanto trabalha em direção à mudança, que é o objetivo do DBT. Uma pessoa que grativa mais para esse estado de espírito possui as seguintes habilidades:

  • Regulação emocional. Isso significa que quando eles sentem uma certa emoção em grande quantidade - digamos, raiva - eles podem mitigar suas reações sendo introspectivos sobre aquela emoção, entender de onde ela vem e praticar habilidades de relaxamento.

  • Tolerância à aflição. Descreve quando uma pessoa se sente estressada, chateada ou ativada de alguma outra forma. Eles podem usar habilidades de enfrentamento, como respiração consciente, distrações ou registro no diário para diminuir esse sofrimento.

  • Eficácia interpessoal. Eficácia interpessoal significa simplesmente interagir com outras pessoas de maneiras saudáveis ​​e significativas. Isso inclui comunicação saudável, estabelecer e seguir limites apropriados e sentir-se conectado a outras pessoas.

  • Atenção plena. Mindfulness é uma forma de desacelerar pensamentos e emoções para focar no que está acontecendo naquele momento. Ajuda a acalmar o cérebro e o corpo, concentrando a atenção em estímulos muito específicos.

Como desenvolver sua mente sábia


Enquanto muitas pessoas gravitam em torno de uma das mentes, ninguém está preso a apenas uma maneira de experimentar o mundo. Uma pessoa pode fortalecer o equilíbrio entre a mente razoável e a emocional, desenvolvendo assim a mente sábia:

  • Processar pensamentos, sentimentos e sensações com aceitação, não julgamento e uma atitude de intencionalidade

  • Aceitar emoções como parte da experiência humana que são necessárias ao seu desenvolvimento

  • Evitando identificação excessiva com emoções e confiança nas emoções para racionalizar o comportamento

  • Manter um estado de espírito sereno e atencioso que reúne emoção e razão para controlar suas ansiedades

  • Recusar-se a ser controlado por sua percepção ou interpretação de eventos ou interações

  • Combinar o uso da intuição e da análise lógica para tomar decisões acertadas, regular emoções e tolerar angústia

  • Focar no presente e evitar ruminar sobre o passado ou futuro.


Considere buscar apoio de um terapeuta


Como nossas reações geralmente acontecem instantaneamente, pode parecer assustador assumir um novo tipo de mente. Você não precisa fazer isso sozinho. Se seu objetivo é desenvolver sua mente sábia, um terapeuta especializado em DBT pode trabalhar com você para encontrar o equilíbrio entre os dois a fim de ajudar a regular as emoções. Muitos terapeutas DBT têm treinamento adicional neste tipo de trabalho e têm experiência em levar a personalidade única de cada pessoa para a sessão para ajudá-los a desenvolver efetivamente sua mente sábia.


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